Blog

PRENSA NELE

O Blog PRENSA NELE possui como proposta abrir um canal de comunicação com a comunidade de usuários de APMs (Alimentadores Pneumáticos Modulares). A ideia é facilitar a utilização dos poderosos APMs, proporcionando informações, dicas, matérias relevantes e respostas a todas as suas perguntas. Faremos isto com base em nossa experiência de mais de 35 anos como fabricantes e consultores em aplicações de APM para as Estamparias de Metais. Acreditamos que possuir conhecimento em determinado assunto nos torna mensageiros, queremos transmitir e compartilhar estas mensagens para que o maior número de pessoas possível se beneficie. Contamos com a sua participação enviando-nos suas perguntas e contando sobre suas experiências.Enfim, esta troca de informações é de valor inestimável. apmtbx        

Marcel Honzik

Veja mais
Blog

KITS DE REPAROS Haap – GARANTIA PARA SEU ALIMENTADOR

Kit de reparo para alimentadores Haap: O que são?
  • Por que substitui-los?
  • Quanto tempo dura?
  • Qual o custo x benefício de substituir um kit de reparo?
As respostas para essas perguntas você encontra aqui! produ31 Como podemos ver na foto, o kit de reparos para os alimentadores Haap consiste em todas as borrachas que vão na parte interna do alimentador (O’ rings, U-caps) + as membranas que vão nos mordentes, tanto a do mordente fixo quanto a do mordente do carro móvel. A importância de substituir esse kit está ligada ao rendimento do seu equipamento e a durabilidade do mesmo, tendo em vista que essas partes trabalhando fora de sua condição ideal geram desgaste às outras partes do alimentador (partes metálicas). Ou seja, o custo e tempo para manutenção e dor de cabeça ao usuário serão maiores e consequentemente mais tempo de produção parada. Como fabricantes recomendamos a troca do kit de reparo de um alimentador 1 vez por ano, tempo esse estipulado com base na nossa experiência de mais de 40 anos no ramo, inúmeros clientes atendidos no Brasil inteiro e incansáveis testes no nosso simulador de prensas. Ok! Mas e o custo x benefício disso? Vamos fazer um pequeno cálculo! Digamos que a prensa em questão trabalha com 100 golpes por minuto, em um regime de 8 horas diárias, 5 dias por semana, 4 semanas no mês, 12 meses por ano: 100x60x60x8x5x4x12 = 691.200.000, essa é a quantidade de peças que o alimentador vai produzir em 1 ano. Agora, vamos dividir esse número pelo preço de um kit de reparo de alimentador TBX-100 que é R$469,00 -> 691.200.000 : 469 = 0,000001. Ou seja, por R$0,000001 a cada peça produzida você terá um alimentador funcionando e rendendo em sua plenitude durante o ano inteiro, sem contar que a vida útil dele será preservada! Caro?! Achamos que não! Por fim vamos fazer um exercício de reflexão! Vamos imaginar o automóvel do usuário desse alimentar, mais especificamente a parte da suspensão do carro. No sistema de suspensão são encontradas inúmeras peças de borracha, como buchas, entre outros. Essas buchas se desgastam naturalmente devido ao uso diário, assim como as O’ rings do alimentador. Caso não sejam feitas as trocas dessas buchas, ao longo do tempo vários problemas vão afetar a suspensão desse veículo e, quando não tiver mais saída e a manutenção for feita, muitas mais peças estarão desgastadas, afetadas pela falta da troca da bucha no momento correto, o que vai gerar um custo de manutenção muito maior e mais tempo sem o veículo. O mesmo acontece com os alimentadores, portanto se você possui um alimentador da Haap ou pretende possuir um, nunca se esqueça do kit de reparo, ele é seu melhor aliado para o bem estar do equipamento e plenitude na produção! KIT BLOG apmtbx Conteúdo produzido por Axel Honzik WhatsApp (51) 99655-8029
Veja mais
Blog

APM EM PRENSAS CHAVETADAS

Programa de prevenção de riscos em prensas e similares

prensa-4   Conceito e aplicação O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e seqüêncial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares. INPAME- Instituto Nacional de Prevenção aos Acidentes de Máquinas e Equipamentos (mais…)
Veja mais
Blog

APMs Haap REVESTIDOS

   

Em ocasiões em que o processo de aplicação exige cuidados

20160601_082153especiais com o material a ser alimentado, como aço Inox, alumínio de baixa espessura, materiais não ferrosos ou materiais polidos, os APMs Haap são a solução perfeita, pois possuímos Kit de revestimento em Tecnyl ou PU.

(mais…)

Veja mais
Blog

MODULARIDADE DOS APMs Haap

Os Alimentadores Pneumáticos Modulares (APMs) estão inseridos no conceito de modularidade. O que é modularidade? haap-pc-1   É a capacidade de expansão através de módulos.   Módulos são componentes comuns do sistema, neste caso um módulo ou vários módulos compõem um Sistema APM. (mais…)
Veja mais
Blog

INSTALAÇÃO DOS APMs Haap EM FERRAMENTAS COM PINO PILOTO

Os Alimentadores Pneumáticos APMs Haap são unidades extremamente compactas e de alta precisão, porém existem casos de peças estampadas que requerem uma precisão maior do que a oferecida em uma instalação normal, nestes casos teremos que instalar o APM na configuração Pino Piloto. pino-piloto Na instalação normal, em função da lógica de funcionamento do APM, sempre uma das pinças (fixa ou móvel), estará prendendo a fita, na configuração com pino piloto vai existir um breve momento em que nenhuma das pinças vai estar atuando deixando livre a fita, e neste momento o pino piloto posicionará a fita (este pino piloto é parte integrante da ferramenta) e garantirá a precisão necessária a peça estampada.    

Na imagem ao lado o nº 17 representa o pino piloto (pino posicionador, ou pescador).

Imagem Fonte: FATEC Sorocaba SP       (mais…)
Veja mais
Blog

INSTALAÇÃO DOS ALIMENTADORES PNEUMÁTICOS

amost-19O sucesso para termos peças estampadas da melhor qualidade possível acontecem em um conjunto de eventos assertivos:
  • Prensa em boas condições de uso;
  • Ferramenta em boas condições, com punções bem afiados. O importante é que não haja enrosco da fita ou sliter, o material deve passar livremente dentro da ferramenta sem forçá-lo;
  • Alimentador em perfeitas condições de uso, dimensionado corretamente e bem instalado.
(mais…)
Veja mais